segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A ENERGIA DO ENCONTRO: UM RELATO SOBRE A INTERGERACIONALIDADE


Glória Maria dos Santos - RJ
gloriamasantos@gmail.com

“Há muros que só a paciência derruba.
Há pontes que só o carinho constrói.”

Cora Coralina

A oportunidade de trabalhar em uma instituição que abriga um retiro de idosos facilitou uma aproximação entre gerações.
Das visitas sem hora marcada e idas para explorar o espaço, foi surgindo um desejo de estar junto com mais frequência e porque não fazermos atividades que nos aproximassem e gerassem prazer e alegria em estarmos juntos. Até então a participação dos idosos era mais passiva. Íamos cantar, dançar, recitar poesias e após as apresentações brincar e observar os peixes no lago, sob o olhar encantado dos moradores. 
Observamos a alegria e o prazer que eram gerados a partir desses encontros e paralelamente o trabalho com jovens da Ação Social. 
Atividades cognitivas, plásticas, jogos, concertos e palestras foram enriquecendo e promovendo um ambiente de troca, integração e respeito. A disposição com que os idosos passaram a sair dos quartos, arrumando-se para os nossos encontros nos obrigou a qualificar as nossas propostas. Muitas vezes ao sairmos já sabíamos o que fazer /propor na semana seguinte. 



Hoje com os alunos da Pré Escola II (5/6 anos) estamos realizando uma vez por semana, uma manhã ou tarde, num período de 3 horas, encontros que envolvem propostas cognitivas e lúdicas com um grupo de 25 alunos com mais ou menos 12 idosos. Com os adolescentes, os encontros são semanais com 1 hora de duração. Iniciamos o projeto em 2010, com 2 ou 3 alunos. Hoje somos 12 alunos frequentes, trocando ideias, experiências e vivências com um grupo quase fixo de 10 idosos. 
Aprendemos a lidar com o ritmo de cada um, ouvimos canções, falamos de filmes e assuntos da atualidade, dançamos e exploramos através de diferentes linguagens, propostas de ativam a memória, trazem sentimentos, geram saúde e melhor qualidade de vida. 
A mudança no olhar em relação ao idoso, entendendo que o passar do tempo (envelhecimento), não traz somente limitações, mas uma bagagem de experiências que pode ser compartilhada com os mais jovens.

Para saber mais sobre o tema INTERGERACIONALIDADE leia também:

Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com

Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.

A Equipe Não Palavra te aguarda!

_______________________________________________________________________
Sobre a autora: Glória Maria dos Santos

Professora, psicopedagoga, terapeuta holística, estudante de Arteterapia e voluntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário